Projeto Memorial Abraça o Malhado foi realizado com sucesso
Para comemorar os seus 61 anos de existência e de evangelização, a Igreja Batista Memorial de Ilhéus realizou na sua sede no último sábado (7) a primeira edição do evento “Memorial abraça o Malhado”. Voltado para a comunidade do bairro, o evento contou com prestação de serviços dos mais variados tipos para o público que compareceu no sábado.
Durante o dia de comemoração, a população contou com circuito da cidadania, composto por orientações da Previdência Social, assessoria jurídica do Escritório de Advocacia do Curso de Direito da Uesc, informações dos serviços prestados pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e corte de cabelo.
Fazendo parte deste circuito, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, ofereceu ao público inscrição no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), orientações do programa Minha Casa Minha Vida, atendimento do Bolsa Família, Cartão do Idoso e inscrição nos cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
No circuito da saúde, a orientação nutricional ficou por conta dos alunos da Faculdade de Ilhéus e o Centro de Olhos Especializado (Cenoe) realizou exames de vista. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente no evento e ofereceu serviços como Odontomóvel, exames preventivos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacinas, orientações sobre uso de drogas e álcool, palestras prevenção sobre doenças como tuberculose e dengue, orientações sobre DST e teste rápido de HIV. O grupo do Núcleo de Doação de Órgãos e Transplantes também esteve presente no local, informando a população a importância da doação de órgãos e tecidos, e que para ser um doador é necessário apenas avisar aos familiares. A população contou também com massagem corporal e fisioterapeutas.
Os participantes também assistiram a palestras educativas sobre trânsito e prevenção de acidentes com a equipe da 13ª Ciretran. As crianças também foram agraciadas com pula-pula, palestras com uma equipe do Corpo de Bombeiros e muitas brincadeiras com palhaços e mágicos. O objetivo maior do evento foi promover cidadania, saúde, educação, acolhimento e bem-estar para as pessoas não só da comunidade como para todos que estivessem precisando dos serviços que foram ofertados no local.